Friday, June 20, 2008

“Carnaval 88 – Levanta-se a Máscara mais uma Vez” – Um Pamfleto de Teor Regionalista



Uma das conclusões atingidas pelos articulistas de vários pamfletos que inundaram a capital de Cabo Verde, nos finais dos anos 80, foi a tendência da I República ser extremamente parcial aos ditos “sampadjudos,” população caboverdeana das ilhas do Barlavento, em especial da ilha de São Vicente (caveat: ainda que não partilho tal entendimento, o meu objectivo aqui é fazer uma descrição positiva, isto é, minimizando inferências normativas).

O articulista deste pamfleto, fazendo uso de dados quantitativos, apresenta um deficit de representação do “badiu” (elemento da ilha de Santiago) no quadro da I República. Desde a numeração dos ministros, passando a representação na antiga Assemblêia Nacional Popular, o badiu, ainda que demográficamente maioritária, era uma minoria política.

Infelizmente para o leitor não há uma explicação conclusiva desta dita realidade (se tal de facto existiu). Qual a origem da suposta dominação dos sampadjudus, infelizmente nao foi abordado no pamfleto. Será que tem a ver com o facto de Mindelo ter desde inicios do século XX um ensino liceal, permitindo assim a formação de uma classe intelectual enraizada e forte? A resposta daria um bom trabalho de investigação histórica – infelizmente aqui não é o lugar para tal.

Clique nas figuras ao lado, para melhor leitura do pamfleto.

No comments: