Friday, June 20, 2008

As Tropélias do Senhor Ministro: Um outro Pamflecto Anti-I Republica


A palavra “pamfleto,” etimológicamente deriva do Latin “panfletus,” uma abreviatura do "Pamphilus, seu de Amore" ("Pamphilus, ou acerca do Amor"), uma pequena poesia de amor do século XII, muito divulgada durante a Idade Média. Do grego, a palavra “pamphilos,” uma combinação dos vocábulos “pan (todos) e “philos” (amado, amante), é entendido como amado por todos. No entanto, é só no século XVI que pamfleto passa a ser entendido como um pequeno ensaio acerca pertinentes questões actuais (www.etymonline.com) .

Além da sua clandestinidade (por razões óbvias), os pamfletos anti-I República partilhavam em muito as seguintes características, uma vez analizados os seus respectivos conteúdos:

- um forte teor denunciante (seja em função de abusos de poder, a consequência de um regime mono-partidário ou do favoritismo económico de uma “nova classe,” que apoderando do poder estatal, mantinha-se como prebendalista);

- uma função de despertar da consciência política – quer através da divulgação dos pamfletos, causando assim uma percepção generalizada da verdadeira realidade corrupta do sistema político da I República; quer através de ser uma amostra pura e clara de que independentemente do monopólio do aparelho repressivo nas mãos dos líderes da I República, existia sempre mecanismos de antagonismo e contradição ao sistema – ainda que clandestino.

O presente pamfleto foi dirigido contra o então Ministro dos Transportes, Comércio e Turismo (sem data – julgo ser entre 1988 e 1989).

Clique na figura ao lado, para melhor leitura do pamfleto.

1 comment:

Valdemar Monteiro said...

na frança, ê contice na idos anos 1700..

agó imagina canto ki nu tem pa anda...