Friday, February 08, 2008

IN MEMORIAM ALFREDO BARBOSA AMADO (in A Semana)

Fra de Dadá, figura carismática da Praia, morre aos 84 anos
21-01-08

Alfredo Barbosa Amado, Frá de Dadá, figura carismática da Achada de Santo António e da Praia, onde viveu durante largos anos e onde lhe nasceram parte dos seus 31 filhos, morreu no passado dia 14. Polícia, desportista e comerciante foram algumas das actividades desenvolvidas por este cabo-verdiano de sete costados. Deixou 31 filhos, entre eles o autarca Aqueleu Barbosa Amado (Santa Catarina, ilha do Fogo), bem como o antigo comandante da POP, Abailardo Barbosa Amado.


Na Praia, sobretudo no mundo do desporto, não havia quem não o conhecesse. Aliás, foi graças à sua paixão pelo futebol que o mundo lhe abriu as portas quando, jovem ainda, tornou-se guarda-redes na sua ilha natal, Fogo, da equipa dos Nazarenos. Agente da antiga Polícia de Segurança Pública haveria de ser transferido depois para Praia, Boa Vista e S. Vicente. Na Praia, pelo menos, alinhou pelo Sporting. Reformado dessas lides, tornou-se árbitro de futebol.

Além de polícia, Frá de Dadá foi também operador de máquinas das antigas Obras Públicas, dando ao mesmo tempo os primeiros passos na actividade comercial, actividade essa que haveria de preencher o resto dos seus dias, até a idade de 84 anos.

Alfredo Barbosa Amado deixa 31 filhos, 79 netos e 17 bisnetos, além da viúva Maria Felícia Monteiro, que completou 78 anos no passado 15 de Janeiro, um dia depois do “passamento” de Frá de Dadá.

A este homem íntegro e intransigente na educação dos filhos, um foguense que nem os largos anos da Praia tirou o vulcão e o sentido de honradez de um bom filho de Djarfogo, «A Semana» rende a sua mais sentida homenagem. À família enlutada os sentidos pêsames desta equipa, que todos continuem a honrar o legado de Frá de Dadá.

Fonte: http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=29092


1 comment:

Valdemar Monteiro said...

Sima ês fla, "Que o legado do tio Alfredo continue"

Aquel abraço, primo.