Sunday, April 01, 2012

Carta Aberta ao Senhor Embaixador de Portugal na República de Cabo Verde


Abel Djassi Amado
Boston, Estados Unidos da América

Boston, 30 de Março de 2012

Embaixador Bernardo Homem de Lucena
Embaixada da República Portuguesa em Cabo Verde
Avenida OUA Achada de Santo António
Cidade da Praia - CP 160

Senhor Embaixador,

Antes de mais nada, aceite a Vossa Excelência as minhas mais cordiais saudações caboverdianas.

Escrevo à Vossa Excelência para mostrar o meu desagrado, dado ter verificado uma situação que considero tanto quanto desrespeitora involvendo a Sua Excelência. Na qualidade de representante supremo de Portugal nas ilhas de Cabo Verde, é do interesse da Sua Excelência fazer valer as atitudes que mais honram e enobrecem o país da Sua Excelência como o meu. Isso tendo em conta que laços fortes e históricos existem entre Cabo Verde e Portugal.

A foto (abaixo) foi extraída da página do facebook da Presidência da República de Cabo Verde. Como deve a Vossa Excelência lembrar, ela foi tirada no âmbito do II Fórum Internacional sobre Segurança Pública, promovida pela Câmara Municipal da Praia, no dia 19 de Março. O fotógrafo quis reproduzir a audiência no momento da entrada do Presidente da República (PR) de Cabo Verde para dar início ao dito fórum. As boas maneiras e prácticas protocolares indicam que a audiência deve-se levantar e manter-se erguida perante a entrada do representante máximo de um país. Para o meu espanto e choque, ao passo que a audiência toda se levantou prestando respeito e cortesia à figura máxima do país, a Vossa Excelência (e um outro dignatário como se pode ver na foto) preferiu manter-se sentado.

O PR é a figura basilar do nosso sistema político—e, ipso facto, das nossas comunidades social e política. A nossa Constituição considera o orgão por ele liderado como um dos orgão da soberania. Quer isto dizer que a instituição presidencial é a simplicação jurídica, política e até identitária do povo caboverdiano. É o garante da ordem legal e constitucional, e, assim sendo, acaba por constituir-se num elemento central no processo diário e quase sempre súbtil de construção identitária nacional—na lógica daquilo que Billig chama de “nacionalismo banal,” ou seja, a maneira como símbolos nacionais invadem o nosso inconsciente, reforçando a nossa consciência de pertença à nação. Por outras palavras, o PR, o homem em si (ou mulher se for o caso), é a multidão caboverdiana, residente e diaspórica, abreviada num corpo.

Por tudo aquilo dito no parágrafo anterior, o PR é sempre uma re-presentação do povo caboverdiano na sua totalidade. A sua presença em si acarreia os “impresenciáveis” que é a comunidade nacional in toto. O respeito para com o PR ultrapassa o homem em si. É o respeito à instituição e vis-à-vis à comunidade social a que ele simboliza. A foto descreve uma flagrante quebra protocolar. Ou, poderia dizer—quiça um pouco encarecido—que a foto reproduz um total e arrogante desrespeito ao PR, e, ipso facto, ao povo caboverdiano.

Perante tal situação, a presente missiva não passa mais do que um “demarche” (não institutional claro, visto que as instituições competentes nacionais ficaram por exercer tal prerogativa diplomática). Espera-se, no futuro, uma atitude mais decorosa e honrosa pela parte da Vossa Excelência para com o povo das ilhas, uma vez que o respeito é um caminho de dois sentidos.

Aproveito a oportunidade para apresentar a Vossa Excelência, Senhor Embaixador, os protestos da minha muita consideração

Abel Djassi Amado
Caboverdiano residente na cidade de Boston (EUA)

P.S. A carta foi também enviada às seguintes instituições:
• MIREX Cabo Verde
• MNE Portugal (secgeral@mne.pt Secretaria Geral)
• Embaixada Portugal CaboVerde (embport@cvtelecom.cv – Chancelaria)
• Páginas de Facebook: Presidencia Republica Cabo Verde; Primeiro Ministro CV; Primeiro Ministro Portugal

P.P.S. A foto poderá ser vista na página: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=358293767542660&set=a.358292774209426.79904.296856450353059&type=3&theater